top of page
IMG_7977_edited.jpg

SOBRE

"O repertório que Reinaldo toca é diverso e composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. O uso de recursos idiomáticos como melodias em terças e sextas, repetições no grave de melodias apresentadas no agudo, troca de regiões na condução melódica, trêmolos, harmonias pouco comuns dentro do cancioneiro da viola e a fusão rítmica do baião com o pagode iluminam esses Estudos. 

Com sua música, Reinaldo nos conduz a uma atmosfera de sensibilidade e beleza dando assim uma imensa contribuição ao mundo da viola. Adiante, Reinaldo, você tem sempre muito a dizer com o instrumento nas mãos".

Ivan Vilela

BIOGRAFIA

Reinaldo Honório Toledo, nascido em 13 de agosto de 1984 e conhecido artisticamente como Reinaldo Toledo ou "Capô", é uma figura marcante originária de Cássia, MG. Filho de Gilberto de Freitas Toledo e Paulina Honório Toledo, e irmão de Josiene de Freitas Toledo, Reinaldo encontrou em sua esposa, Ana Lúcia Aparecida da Silva, sua parceira de vida.

 

Desde os primeiros momentos de sua jornada musical, Reinaldo foi guiado pelos passos e influências de seus pais. Sua mãe, apaixonada por cantar e ouvir músicas, e seu pai, que não apenas lhe ensinou os primeiros acordes no violão, mas também se tornou um grande incentivador de seu talento.

 

Entre 1994 e 2005, Reinaldo construiu uma sólida base musical no Centro Musical Heitor Combat. Participou ativamente do Coral Pequenos Cantores de Cássia e contribuiu tocando instrumentos de percussão e sopro na Banda Maestro Godofredo de Barros.

 

O início de sua carreira profissional como músico e professor se deu em Cássia, onde lecionou violão, guitarra elétrica e viola caipira. Além disso, fez parte das bandas Caracol, Universo 2, Os Valdos e 3D, e colaborou com duplas sertanejas locais, consolidando sua presença na cena noturna musical.

 

Em 2005 foi aprovado no vestibular para o Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, focando seus estudos no violão. Mesmo durante os anos acadêmicos, manteve sua atuação como músico noturno nas bandas Degradê, Cilada Mista e Classe A, e também integrou duplas sertanejas locais.

 

Em 2010, graduou-se em Música, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, com habilitação em violão pela UFU. Nos anos seguintes, dedicou-se ao ensino de viola caipira no Projeto Guri em Franca, SP, por cinco anos.

 

A mudança para Franca, em 2011, marcou um novo capítulo em sua vida, onde passou a lecionar Educação Musical pela Prefeitura Municipal. Simultaneamente, deu início à sua carreira solo como violeiro instrumental, participando ativamente de apresentações, festivais e recebendo reconhecimentos como vencedor do Festival Minas com a Corda Toda em 2015 e do Mapa Cultural Paulista em 2016, ambos na categoria instrumental.

 

O ano de 2018 foi marcado pelo lançamento do CD "11 Estudos para Viola Brasileira", seguido pela primeira edição do livro de partituras em 2019. Ainda em 2020, Reinaldo foi finalista do 6º Prêmio Profissionais da Música, na categoria Livros Técnicos de Música.

 

Sua participação em projetos notáveis inclui contribuições para o CD "Viola Paulista, Vol. 1" do Selo SESC e "Brazilian Songbook Internacional Online, Vol. 7, Popular Music", da FUNARTE, ambos em 2018.

 

O reconhecimento de seu talento o levou a participar de programas como o ZÁS, gravado no teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2019, e o 3º episódio da Websérie/Documentário Viola da Terra em 2021.

 

A cidade natal, Cássia, prestou-lhe uma homenagem em 2020, concedendo-lhe o troféu Artista Cassiense, e o lançamento do E-book "Ponteando a Viola Caipira" em parceria com os professores André Campos e Fabiano de Freitas pela Editora EDUFU.

 

O ano de 2022 foi marcado pela estreia da obra "Concerto para Viola Brasileira e Orquestra de Cordas", apresentado com a Orquestra Sinfônica de Franca, sob a regência do maestro Nazir Bittar, em uma performance comemorativa aos 100 anos da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de Franca.

 

Motivado pelo Maestro Nazir Bittar, Reinaldo se inscreveu e se destacou como finalista do Festival 100 de Rádio no Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação, na categoria Música Clássica. Sua música "Rio Grande", o segundo movimento do Concerto, foi divulgada em várias regiões do país por meio das Rádio MEC, Rádio Nacional e TV Brasil.

 

Além disso, sua música tem sido destaque no Podcast Programa Revoredo, da Rádio USP.

 

O ano de 2024 marcou o 30º aniversário da trajetória musical de Reinaldo Toledo, celebrado com três lançamentos comemorativos: o EP "Ao vivo no projeto Zás", o primeiro videoclipe com a música "Estudo nº 9" e a segunda edição do livro "11 Estudos para Viola Brasileira", pelo selo editorial Onde Mora a Viola.

bottom of page