top of page
IMG_7977_edited.jpg

SOBRE

"O repertório que Reinaldo toca é diverso e composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. O uso de recursos idiomáticos como melodias em terças e sextas, repetições no grave de melodias apresentadas no agudo, troca de regiões na condução melódica, trêmolos, harmonias pouco comuns dentro do cancioneiro da viola e a fusão rítmica do baião com o pagode iluminam esses Estudos. 

Com sua música, Reinaldo nos conduz a uma atmosfera de sensibilidade e beleza dando assim uma imensa contribuição ao mundo da viola. Adiante, Reinaldo, você tem sempre muito a dizer com o instrumento nas mãos".


Ivan Vilela

BIOGRAFIA

Reinaldo Toledo é compositor artístico-didático e pedagogo musical, natural de Cássia (MG) e radicado em Franca (SP). Possui Graduação em Música (Licenciatura e Bacharelado, com habilitação em violão) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

É criador do Método Reinaldo Toledo de Viola Caipira Solo: do iniciante ao concerto, um sistema de ensino, curricular abrangente, em 4 volumes. Este método tem suas composições artístico-didáticas como base, sendo composto pelas obras:

• Iniciação à Viola Caipira Solo Vol. 1 (em fase de elaboração para lançamento);

• 11 Estudos para Viola Brasileira Vol. 2 (2ª edição pelo Selo Editorial Onde Mora a Viola);

• Suíte Raízes Vol. 3 (a lançar);

• Concerto para Viola Brasileira e Orquestra de Cordas Vol. 4 (a lançar).

 

O sistema é fruto de uma jornada criativa de 15 anos (2010–2025).

 

Suas composições artístico-didáticas são a base de todas as suas realizações. Por meio delas, Reinaldo Toledo participou de diversas apresentações, premiações, homenagens, festivais, gravações de CDs, lançamentos de livros, songbooks, e-books, matérias de jornais, programas de TV, rádio e websérie/documentário.

 

Entre suas conquistas, destacam-se o 1º Lugar no Festival Minas com a Corda Toda (2015), o 2º Lugar no II Festival Patos & Viola (2016) e a vitória no Prêmio Mapa Cultural Paulista em 2015/16, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, representando a cidade de Franca-SP e a região de Ribeirão Preto-SP.

 

Em 2018, participou de projetos notáveis como o CD "Viola Paulista, Vol. 1" do Selo SESC, que reuniu 19 novos violeiros expoentes do Estado de São Paulo, e o "Brazilian Songbook Internacional Online, Vol. 7, Popular Music" da FUNARTE, que visava divulgar a música brasileira nos países com embaixadas e consulados brasileiros. Este ano também marcou a estreia de seu primeiro CD/Álbum, o "11 Estudos para Viola Brasileira".

 

Em 2019, participou do Projeto ZÁS, gravado no teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, momento em que lançou a 1ª edição do seu livro 11 Estudos para Viola Brasileira. Este livro foi finalista do 6º Prêmio Profissionais da Música em 2020.

 

Em 2020, a Câmara Municipal de Cássia concedeu-lhe o troféu Artista Cassiense. Ano que também marcou o lançamento do E-book "Ponteando a Viola Caipira" em parceria com os professores André Campos e Fabiano de Freitas, pela Editora EDUFU.

 

Em 2021, participou do 3º episódio da Websérie/Documentário Viola da Terra.

 

O ano de 2022 foi marcado pela estreia da obra "Concerto para Viola Brasileira e Orquestra de Cordas", apresentado com a Orquestra Sinfônica de Franca, sob a regência do maestro Nazir Bittar, em uma performance comemorativa aos 100 anos da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de Franca. Motivado pelo Maestro Nazir Bittar, inscreveu e se destacou como finalista do Festival 100 de Rádio no Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação, na categoria Música Clássica. Sua música "Rio Grande", o segundo movimento do Concerto, foi divulgada em várias regiões do país por meio da Rádio MEC, Rádio Nacional e TV Brasil.

 

Sua música já foi destaque por mais de uma vez no Podcast Programa Revoredo, da Rádio USP, e no Antena MEC, da Rádio MEC.

 

Em 2024, lançou a segunda edição do livro "11 Estudos para Viola Brasileira", pelo Selo Editorial Onde Mora a Viola. Seu livro já foi vendido para professores e estudantes de 11 estados brasileiros, além dos países Alemanha e Escócia.

© 2026 por Reinaldo Toledo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page