© 2019 by REINALDO TOLEDO. Proudly created with Wix.com

SOBRE

"A música que brota de Reinaldo Toledo é surpreendente. Por trás do músico tímido e discreto, manifesta-se um vulcão de criatividade que vem ao mundo através da música. A viola é a sua verdadeira porta-voz.

Há alguns anos o conheci em Franca/SP e ele modestamente pediu-me que escutasse alguns de seus Estudos. Qual não foi o meu espanto ao me deparar com tamanha densidade musical? De lá pra cá o processo criativo foi só amadurecendo.

 

Seus Estudos são criativos e chegam com saber e sabor, ou seja, estuda-se a técnica através de músicas bem construídas, dotadas de inteligência e beleza. Ele explora com sutileza ritmos clássicos do cancioneiro caipira, mas sempre os expõe a partir de outras perspectivas e caminhos sonoros.

O repertório que Reinaldo toca é diverso e composto de polcas, cateretês, pagodes caipiras, baiões, choros paulistas e melodias que existem por si só. O uso de recursos idiomáticos como melodias em terças e sextas, repetições no grave de melodias apresentadas no agudo, troca de regiões na condução melódica, trêmolos, harmonias pouco comuns dentro do cancioneiro da viola e a fusão rítmica do baião com o pagode iluminam esses Estudos.

Com sua música, Reinaldo nos conduz a uma atmosfera de sensibilidade e beleza dando assim uma imensa contribuição ao mundo da viola. Adiante, Reinaldo, você tem sempre muito a dizer com o instrumento nas mãos".

Ivan Vilela, professor de viola da Universidade de São Paulo, Brasil e pesquisador da Universidade de Aveiro, Portugal.

BIOGRAFIA

Natural de Cássia-MG e radicado em Franca-SP, Reinaldo Toledo atua como violeiro e professor. Graduado em Música (Licenciatura e Bacharelado – com habilitação em violão) pela Universidade Federal de Uberlândia, encontrou na viola caipira o instrumento para expressar a música que toca dentro de si.

 

Ela, a música, está por toda parte no dia a dia de Reinaldo Toledo. E não é de hoje que as melodias, sons, letras e ritmos fazem parte de sua vida. "Lembro-me que desde criança minha mãe Paulina Toledo fazia os trabalhos de casa cantando o tempo todo, ouvindo músicas de Roberto Carlos, Billy Vaughn e orquestra, programações de rádios locais. Eu ficava ali ouvindo tudo, cantando junto com ela. Nessa época, minha influência foi totalmente de minha mãe e das músicas que ela ouvia", conta.

 

Foi o primeiro passo para que aos oito anos ele ganhasse do pai Gilberto Toledo, um violão, ensinando ao filho, os primeiros toques. "Além do meu pai, tive outra pessoa importante também na minha iniciação ao violão, meu tio Vicente, que também me ensinava".

 

Com esse "empurrão", aos nove anos Reinaldo foi matriculado no Centro Musical Heitor Combat, em Cássia-MG e lá passou a cantar no Coral Pequenos Cantores de Cássia, onde também teve aulas de canto, solfejo e leitura musical.

 

Depois, aos 10 anos, começou a tocar instrumentos de percussão, "pratos", na Banda Maestro Godofredo de Barros e, conforme foi crescendo e se aprofundando nos estudos, aprendeu a tocar desde requinta, sax-tenor a fagote. "Fui estudante nesta escola até os 20 anos de idade" diz.

 

Ávido por aprender teoria e prática e evoluir na área musical, Reinaldo deu início à sua vida na noite musical aos 13 anos, tocando sax-tenor em banda de baile. Rapidamente passou a tocar guitarra elétrica, violão e viola caipira com duplas sertanejas e bandas de rock.

 

Aos 20 anos deu um importante passo em sua carreira que foi ingressar no Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia para aprimorar-se no violão. Teve como principal orientador no instrumento o Prof. Dr. Maurício Orosco. Paralelo ao período de curso continuou desenvolvendo o trabalho de sideman em bandas de baile, pop rock e duplas sertanejas.

 

Após concluir a faculdade em 2010, passou a trabalhar como Educador Musical (viola caipira) no Projeto Guri em Franca-SP, onde surgiu a necessidade e a ideia de compor Estudos para o instrumento, que foram iniciados ainda em 2010 e finalizados em 2014. Desenvolveu este trabalho por 5 anos e atualmente é Educador Musical pela Prefeitura Municipal da mesma cidade, trabalho que desenvolve desde 2011.

 

Além de professor Reinaldo também atua como violeiro, fazendo apresentações e possuindo até premiações. Já se apresentou em importantes projetos nos Estados de Minas Gerais (Palco Livre da UFMG), São Paulo (Mapa Cultural Paulista e Viola Paulista) e Paraná (FEJACAN), dentre outros. Suas premiações são:

2011 - Prêmio de Melhor Intérprete no Iº Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos.
2015 - 1º lugar na Categoria Instrumental no Festival Minas com a Corda Toda – 2º Festival Viola Encena.

2016 - 2º lugar na Categoria Instrumental do II Festival Patos e Viola.

 

Recebeu da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte o Prêmio Mapa Cultural Paulista 2016, na categoria instrumental solo.

 

Em 2018 foi convidado a participar do CD Viola Paulista Vol. 1 do Selo SESC e do Brazilian Songbook Internacional Online Vol. 7 da FUNARTE. É autor da obra 11 Estudos para Viola Brasileira, metodologia de ensino de viola caipira lançada em Livro de Partituras e CD.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now